Teste Rápido (IgG/IgM) x Teste Molecular (RT-PCR): Entenda a diferença!

15/04/2020 20:50

Você sabe a diferença entre o Teste rápido e o Teste molecular para diagnosticar o coronavírus? Estamos aqui para te informar, vamos lá:

 

Teste rápido - IgG/IgM: o exame sorológico detecta se a pessoa já produziu anticorpos contra o vírus. Ele analisa dois tipo de anticorpos, o IgM e o IgG. O IgM é o anticorpo que, quando está presente, mostra que o indivíduo tem o vírus e seu sistema imunológico está produzindo anticorpos contra ele. O IgG, quando dá positivo, mostra que a pessoa tem ou já teve contato com o vírus e já possui anticorpos que levam a uma possível resistência ao COVID-19. Ou seja, IgM (infecção ativa) e o IgG (anticorpos de imunidade).

 

Teste molecular: também chamado de RT-PCR, é o teste realizado em maior escala no Brasil. Ele é feito por meio de coleta de material da garganta e do nariz do paciente, para a detecção do RNA do vírus.  O teste detecta se a pessoa testada está com a infecção. É um teste bastante específico e muito sensível, capaz de detectar o vírus logo nos primeiros dias da doença. Por ser um exame mais complexo, deve ser realizado por laboratório que conte com medidas de segurança especiais.

 

A Saluber disponibiliza os dois testes e eles podem ser realizados mediante o agendamento de coleta em casa ou através do modelo Drive Thru (sem sair do carro).

Acesse agora a Saluber e saiba mais!